sábado, 27 de fevereiro de 2010

AMG: A estrela melhorada

Mercedes-Benz SLS AMG 6.3 V8 571cv, velocidade máxima de 315km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 3,8 segundos.


Mercedes-Benz SLR Stirling Moss 5.5 V8 650cv, velocidade máxima de 350km/h e vai de 0-100km/h em 3,5 segundos.


Mercedes-Benz SLR McLaren Roadster 722 S 5.5 V8 650cv, velocidade máxima de 335km/h e vai de 0-100km/h em 3,7 segundos.


Mercedes-Benz SLK 55 AMG 5.5 V8 360cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,9 segundos.


Mercedes-Benz SL65 AMG Black Series 6.0 V12bi-turbo 670cv, velocidade máxima de 320km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 3,9 segundos.


Mercedes-Benz SL65 AMG 6.0 V12bi-turbo 612cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,2 segundos.


Mercedes-Benz S65 AMG 6.0 V12bi-turbo 612cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,4 segundos.


Mercedes-Benz R 63 AMG 6.3 V8 510cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 5,0 segundos.



Mercedes-Benz ML 63 AMG 6.3 V8 510cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 5,0 segundos.


Mercedes-Benz G55 AMG 5.5 V8 507cv, velocidade máxima de 210km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 5,5 segundos.


Mercedes-Benz E63 AMG Estate 6.3 V8 525cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,6 segundos.


Mercedes-Benz E63 AMG 6.3 V8 525cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,5 segundos.


Mercedes-Benz CLS 63 AMG 6.3 V8 514cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,5 segundos.


Mercedes-Benz CL65 AMG 6.0 V12bi-turbo 612cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,4 segundos.


Mercedes-Benz C63 AMG Estate 6.3 V8 457cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,6 segundos.


Mercedes-Benz C63 AMG 6.3 V8 457cv, velocidade máxima de 250km/h limitada eletronicamente e vai de 0-100km/h em 4,5 segundos.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DKW - Das Kleine Wunder ou A Pequena Maravilha

A HISTÓRIA DA DKW ( a Pequena Maravilha = Das Kleine Wunder )

O nome DKW apareceu em 1916 quando J.S. Rasmussen construiu um carro a vapor. Daí o nome Dampf Kraft Wagen (DKW) ou Carro de Propulsão a Vapor. Quatro anos mais tarde, Rasmussen lançou um motor de dois tempos com 1 CV de potência para bicicletas e então o nome passou a Der Knaben Wunsch ou O Sonho da Garotada. Em 1932, o nosso inventor lançou um carro com tração dianteira, motor dois tempos de 500cc que se chamou Das Kleine Wunder ou A Pequena Maravilha que foi o ponto de partida para a divulgação mundial do nome. Notem que este carro com 500cc apenas, alcançou 12 recordes de classe na década de 30.

Mas porque o DKW também tem no seu símbolo as quatro argolas como os AUDI modernos? Em 1932 as ``sobras´´ da depressão dos Estados Unidos alcançaram a Europa e, mais fortemente, a Alemanha. Tentando se salvar de sérios problemas financeiros, quatro das mais proeminentes fabricantes de automóveis da época, se uniram formando a AUTO UNION. Estas empresas, DKW, AUDI, HORSH e WANDERER, juntas, dispunham de 134 anos de experiência automobilística e escolheram como símbolo desta união, as quatro argolas entrelaçadas onde cada uma representa uma das companhias do grupo.

Voltando ao Brasil, a nossa história começa com a grande preocupação da evasão de divisas causada pela aquisição de carros e caminhões fazendo com que Getúlio Vargas crie em 1950, a Comissão de Desenvolvimento Nacional que, como resultado, tem o convênio firmado com a FNM e Alfa Romeo para a produção de caminhões. Em 1952 a Distribuidora de automóveis Stubaker passa a denominar-se VEMAG SA Veículos e Máquinas Agrícolas com capital inicial de 100 milhões de cruzeiros. Em 1955, Juscelino Kubitscheck candidata-se e faz do carro nacional uma de suas metas. Promete que serão produzidos 50 mil veículos até o fim de seu mandato. A Distribuidora VEMAG ingressa decisivamente na fase de preparação para a produção dos veículos brasileiros. No ano de 1956, após ser empossado em janeiro, Juscelino Kubitschek toma providências para facilitar leilões de divisas às montadoras e estabelece etapas de nacionalização para fabricantes brasileiros. Em 16 de junho, Kubitscheck junto com almirante Lucio Meira, assina o Decreto n° 142 que cria o Grupo Executivo da Indústria Automobilística - GEIA. Esta foi a base definitiva para a fabricação de veículos automotores no país. O GEIA na sua resolução n° 01, autoriza a VEMAG a fabricar o seu automóvel tipo caminhoneta DKW em 30 de julho de 1956. Em 19 de novembro deste mesmo ano, a VEMAG lança o DKW no Brasil com uma nacionalização de 60% de seu peso final. Este foi realmente o primeiro automóvel de passeio fabricado no Brasil.

Durante os anos seguintes, os veículos DKW foram sempre evoluindo passando de 900 cc para 1000cc (981cc), para motores mais potentes mesmo que os da DKW alemã e construindo um marco da indústria brasileira como o VEMAG FISSORE. O FISSORE foi desenhado pelos irmãos Fissore na Itália e posteriormente fabricado no Brasil pela VEMAG. Devido às grandes dificuldades da época, o FISSORE era construído praticamente à mão sendo os primeiros carros feitos 100% à mão por funileiros especialistas em protótipos vindos da Itália. Tal tipo de construção exigia uma série de correções e muito estanho na carroceria aumentando muito o peso do carro e comprometendo o seu desempenho. Mesmo assim, as suas linhas são até hoje, uma das mais belas já produzidas neste país.

Cronologia da VEMAG:

1946 - Importação dos automóveis Studbaker.

1949 - Tratores e máquinas agrícolas Massey Harrys

1951 - Caminhões Scania Vabis

1955 - Estudo para fabricação dos autos SAAB

1956 - Fim da importação dos Studbaker e início da produção dos DKW F91 Universal 900cc

1958 - Produção do DKW F94 e do F91/4 (Mais tarde Candango)

1961 - Lançamento do Belcar e Vemaguete

1964 - Mudança das aberturas das portas e lançamento do Fissore no Salão do Automóvel

1965 - Introdução do Lubrimat para lubrificação do motor e lançamento do DKW Malzoni

1967 - Lançamento do Puma GT, remodelação estética da linha e fechamento da VEMAG.

Incluindo-se o GT Malzoni (35) e PUMA GT (135), foram produzidos 117.361 veículos DKW no Brasil.

Os DKW´s ficaram famosos no Brasil pelo motor dois tempos com odor e ruído característico mas também pela confiabilidade, desempenho e grande sucesso nas pistas de corrida.

Em 1967 com graves problemas financeiros, a VEMAG foi vendida para a Volkswagen que decidiu por encerrar a fabricação dos veículos DKW.

Este artigo foi extraído do site da EPTV. A EPTV Campinas é a afiliada da Rede Globo que atua na região de Campinas desde 1979.

Brasília possui belíssimos exemplares de DKW de antigomobilistas como Sr. Mattos, Sr. Augusto, entre outros, todos sócios do VETERAN CLUB de Brasília. Oportunamente irei, com a permissão deles, postar as fotos dos belos veículos. Bem, em em particular gosto muito do FISSORE.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


Candango
Belcar Cabrio

Belcar Race

Lindas DKW's

Belcar



Belcar


Belissíma Vemag automática (Único dono)



Fissore



Puma DKW

AUTOS CLÁSSICOS PELO BRASIL E EXTERIOR

ENCONTRO DE AUTOS CLÁSSICOS EM ÁGUAS DE LINDÓIA

Acontece de
16 a 21 de Abril de 2010 na Cidade de Águas de Lindóia o XV Encontro Paulista de Autos Antigos. Esse encontro é o maior de autos antigos do Estado de São Paulo, senão nacional.

Como de constume a organização reune centenas de carros clássicos durante o evento, com presença inclusive de colecionadores do exterior. Os clássicos nacionais comparecem em grande número, como Marerick, Dodge, Opala, DKW, Interlados e outros belos exemplares que marcaram época.

Apreciadores de carros antigos aproveitam o evento para visitarem o farto mercado de peças raras para seus clássicos. Vários antimobilistas de Brasília irão comparecer a esse tão esperado evento. Abaixo um exemplo de um raríssimo Lorena GT 1966 pertencente a um felizardo de Brasília.

Apesar da pouca idade que tenho (12), já compareci três vezes a Águas de Lindóia durante o evento de carros antigos. Assim, compartilho com vocês leitores minhas melhores fotos do evento


A foto acima mostra uma rua da cidade. Show de carros né? Imagina o evento. Imagina as lindas e antigas miniaturas em minha mochila.

A foto acima é do evento. O espetáculo de carro marrom é um Oldsmobile Toronado V8 (tração dianteira) que é um SHOW DE CARRO. Teremos em breve um exemplar em Brasília, Aguardem.


ENCONTRO NACIONAL DE CARROS ANTIGOS DE ARAXÁ-MG.

Outro evento que sugiro é o Encontro Nacional de Carros Antigos de Araxá-MG que ocorrerá de 3 a 5 de junho de 2010. Esse ainda não fui, mas amigos que já foram dizem que é belíssimo. Os carros ficam expostos no tapete vermelho.

AUTOCLÁSICA – BUENOS AIRES

Embora haja controvérsias, o maior encontro de veículos antigos da América do Sul ocorre em Buenos Aires. É o AUTOCLÁSICA, realizado em meio a charme, gramados e bosques do Hipódromo de San Izidro, bordejando a capital. É elegante, cercado de eventos promocionais, organizado com civilizada base européia, com presença de vários colecionadores de toda América latina. O Autoclásica geralmente é realizado no mês de outubro de cada ano e reúne centenas de veículos refinados e muito bem conservados. Vale a pena ir. Bem, nesse evento eu já estive no ano de 2008. Tinha 11 anos. Foi belíssimo. Comprei calotas de carros antigos a preços excelentes e brinquedos (miniaturas de carros) da década de sessenta e setenta para decorar meu quarto, para desespero de meus pais. Minha mãe diz que junta poeira. Imagina. Aproveito a oportunidade para colocar algumas fotos que fiz no referido evento.








CARROS ANTIGOS – BRASÍLIA/DF.

Aqui em Brasília a comunidade de amantes de carros antigos é muito grande. Geralmente temos vários eventos. Tem o pessoal do DKW que são fieis a marca e possuem magníficos autos, ou, como eles mesmos chamam, de “pequenas maravilhas”. Tem um senhor de nome Mattos que sabe tudo da marca. Há quem diz que é a maior autoridade do assunto. Concordo. Qualquer dia faço uma matéria com ele.


Agora quem quer ver belíssimos carros antigos deve ir ao VETERAN CAR CLUB em Brasília, de preferência aos sábados entre 11:00 e 13:00 horas, no Museu Vivo da Memória Candanga, na entrada do Núcleo Bandeirante. Lá além de visitar o museu de carros antigos e a oficina de restauração, podemos observar o desfile de magníficos exemplares de antigos que chegam a todo o momento. Uma festa para quem gosta.




Tem o pessoal do Clube do Fusca que todo primeiro sábado do mês promove uma exposição no Parque da Cidade, no estacionamento do Carreira Parque. Lá o encontro reúne diversas marcas de antigos , assim como vários clubes de carros “mais modernos”, como Kadett, Ômega, etc. Vale a pena. Eu gosto de visitar todos. Cada sábado encontro novidades.

Um clube que vale a pena ressaltar é o CLUBE DO PUMA aqui em Brasília. No último evento do dia 20/02/2010 reuniram mais de 20 felinos no Parque da cidade. Vejam as fotos:

Aproveito a oportunidade para comunicar que fui informado que o VII Encontro Nacional do Puma ( Puma 46 anos) será realizado nos dias 9,10,11 e 12 de outubro de 2010 em Florianópolis. Organização do Puma Club do Brasil – Santa Catarina. Todos os clubes da marca apóiam o evento.

DODGES ABANDONADOS

As fotos a seguir mostram raridades abandonadas. Lógico nos USA. Não vão chorar.