sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DKW - Das Kleine Wunder ou A Pequena Maravilha

A HISTÓRIA DA DKW ( a Pequena Maravilha = Das Kleine Wunder )

O nome DKW apareceu em 1916 quando J.S. Rasmussen construiu um carro a vapor. Daí o nome Dampf Kraft Wagen (DKW) ou Carro de Propulsão a Vapor. Quatro anos mais tarde, Rasmussen lançou um motor de dois tempos com 1 CV de potência para bicicletas e então o nome passou a Der Knaben Wunsch ou O Sonho da Garotada. Em 1932, o nosso inventor lançou um carro com tração dianteira, motor dois tempos de 500cc que se chamou Das Kleine Wunder ou A Pequena Maravilha que foi o ponto de partida para a divulgação mundial do nome. Notem que este carro com 500cc apenas, alcançou 12 recordes de classe na década de 30.

Mas porque o DKW também tem no seu símbolo as quatro argolas como os AUDI modernos? Em 1932 as ``sobras´´ da depressão dos Estados Unidos alcançaram a Europa e, mais fortemente, a Alemanha. Tentando se salvar de sérios problemas financeiros, quatro das mais proeminentes fabricantes de automóveis da época, se uniram formando a AUTO UNION. Estas empresas, DKW, AUDI, HORSH e WANDERER, juntas, dispunham de 134 anos de experiência automobilística e escolheram como símbolo desta união, as quatro argolas entrelaçadas onde cada uma representa uma das companhias do grupo.

Voltando ao Brasil, a nossa história começa com a grande preocupação da evasão de divisas causada pela aquisição de carros e caminhões fazendo com que Getúlio Vargas crie em 1950, a Comissão de Desenvolvimento Nacional que, como resultado, tem o convênio firmado com a FNM e Alfa Romeo para a produção de caminhões. Em 1952 a Distribuidora de automóveis Stubaker passa a denominar-se VEMAG SA Veículos e Máquinas Agrícolas com capital inicial de 100 milhões de cruzeiros. Em 1955, Juscelino Kubitscheck candidata-se e faz do carro nacional uma de suas metas. Promete que serão produzidos 50 mil veículos até o fim de seu mandato. A Distribuidora VEMAG ingressa decisivamente na fase de preparação para a produção dos veículos brasileiros. No ano de 1956, após ser empossado em janeiro, Juscelino Kubitschek toma providências para facilitar leilões de divisas às montadoras e estabelece etapas de nacionalização para fabricantes brasileiros. Em 16 de junho, Kubitscheck junto com almirante Lucio Meira, assina o Decreto n° 142 que cria o Grupo Executivo da Indústria Automobilística - GEIA. Esta foi a base definitiva para a fabricação de veículos automotores no país. O GEIA na sua resolução n° 01, autoriza a VEMAG a fabricar o seu automóvel tipo caminhoneta DKW em 30 de julho de 1956. Em 19 de novembro deste mesmo ano, a VEMAG lança o DKW no Brasil com uma nacionalização de 60% de seu peso final. Este foi realmente o primeiro automóvel de passeio fabricado no Brasil.

Durante os anos seguintes, os veículos DKW foram sempre evoluindo passando de 900 cc para 1000cc (981cc), para motores mais potentes mesmo que os da DKW alemã e construindo um marco da indústria brasileira como o VEMAG FISSORE. O FISSORE foi desenhado pelos irmãos Fissore na Itália e posteriormente fabricado no Brasil pela VEMAG. Devido às grandes dificuldades da época, o FISSORE era construído praticamente à mão sendo os primeiros carros feitos 100% à mão por funileiros especialistas em protótipos vindos da Itália. Tal tipo de construção exigia uma série de correções e muito estanho na carroceria aumentando muito o peso do carro e comprometendo o seu desempenho. Mesmo assim, as suas linhas são até hoje, uma das mais belas já produzidas neste país.

Cronologia da VEMAG:

1946 - Importação dos automóveis Studbaker.

1949 - Tratores e máquinas agrícolas Massey Harrys

1951 - Caminhões Scania Vabis

1955 - Estudo para fabricação dos autos SAAB

1956 - Fim da importação dos Studbaker e início da produção dos DKW F91 Universal 900cc

1958 - Produção do DKW F94 e do F91/4 (Mais tarde Candango)

1961 - Lançamento do Belcar e Vemaguete

1964 - Mudança das aberturas das portas e lançamento do Fissore no Salão do Automóvel

1965 - Introdução do Lubrimat para lubrificação do motor e lançamento do DKW Malzoni

1967 - Lançamento do Puma GT, remodelação estética da linha e fechamento da VEMAG.

Incluindo-se o GT Malzoni (35) e PUMA GT (135), foram produzidos 117.361 veículos DKW no Brasil.

Os DKW´s ficaram famosos no Brasil pelo motor dois tempos com odor e ruído característico mas também pela confiabilidade, desempenho e grande sucesso nas pistas de corrida.

Em 1967 com graves problemas financeiros, a VEMAG foi vendida para a Volkswagen que decidiu por encerrar a fabricação dos veículos DKW.

Este artigo foi extraído do site da EPTV. A EPTV Campinas é a afiliada da Rede Globo que atua na região de Campinas desde 1979.

Brasília possui belíssimos exemplares de DKW de antigomobilistas como Sr. Mattos, Sr. Augusto, entre outros, todos sócios do VETERAN CLUB de Brasília. Oportunamente irei, com a permissão deles, postar as fotos dos belos veículos. Bem, em em particular gosto muito do FISSORE.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


Candango
Belcar Cabrio

Belcar Race

Lindas DKW's

Belcar



Belcar


Belissíma Vemag automática (Único dono)



Fissore



Puma DKW

2 comentários:

  1. Um ser humano sem história é um livro sem letras, uma foto sem imagem, um rio sem nascente.Com lágrimas ou júbilo, acertos ou falhas, nossa história é um tesouro insubstituível. lindo trabalho.
    MÔNICA PASINI

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  2. cara, parabens pelo seu blog, conheço seu pai do encontro de Kadett, e ele me falou q vc tem soh 12 anos... cara, ta de parabens mesmo, blogao de gente grande...

    abraço vinicius (menino do gol vermelho q usa oculos... perg p seu pai q ele vai saber quem eh)

    vlw.

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